A redução do volume de plástico encaminhado ao aterro sanitário de Jundiaí está ajudando a tirar o planeta do sufoco. O secretário de Planejamento e Meio Ambiente da cidade, Jaderson Spina, utilizou o mote da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco, criada há um ano pela APAS e pela Prefeitura Municipal, para mostrar a importância do projeto. “Em um ano de campanha, percebemos que a conscientização foi essencial. A cada mês foram tirados de circulação 22 milhões de sacolas plásticas ou 80 toneladas de plástico”, disse, em entrevista ao Portal APAS.
Para o secretário Spina, a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco é considerada um modelo de sucesso para outros estados do País porque a população de Jundiaí abraçou a causa da sustentabilidade. Em um ano, quase mil toneladas de plástico deixaram de ser distribuídas no comércio da cidade, o que equivale a mais de 264 milhões de sacolinhas.
Segundo Spina, ainda neste mês de setembro a Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente definirá datas para a implantação de igual medida – a substituição das sacolas plásticas descartáveis pelas reutilizáveis nos supermercados – junto a outros setores do comércio, como padarias, farmácias e feiras livres. “Estes setores já se reuniram com a Secretaria e a adesão deve ser grande”, adianta.
Aglomerado Urbano de Jundiaí
O secretário Jaderson Spina ressaltou ainda a importância da criação do Aglomerado Urbano da Região de Jundiaí, sancionado pelo governador Geraldo Alckmin no último dia 24 de agosto, e da união de municípios em torno de um objetivo comum: a preservação ambiental. “A Serra do Japi, por exemplo, segue por quatro cidades da região – Jundiaí, Pirapora do Bom Jesus, Cajamar e Cabreúva – e foi criado o Consórcio Intermunicipal, cujo objetivo é aumentar a sua preservação. Sempre que municípios se unem para reivindicar algo junto ao Governo Estadual ou Federal, a força política é maior e os objetivos são mais fáceis de serem alcançados.”
Veja Mais:
Parabéns, Jundiaí!
