Boa notícia para o setor supermercadista do estado de São Paulo. Com o objetivo de contribuir de forma significativa para a redução das taxas praticas atualmente, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp) unem forças para o lançamento do CARTÃO ALIMENTAÇÃO APAS-FACESP.
A assinatura do acordo de parceria será realizada na noite desta quarta-feira, 12, durante Evento de Lançamento da Feira APAS 2014. Na ocasião, as entidades serão representadas pelos presidentes João Galassi (APAS) e Rogério Amato (Facesp).
Segundo explicou o presidente da APAS, João Galassi, o novo cartão permitirá que os supermercadistas possam disponibilizar o serviço de vale alimentação e refeição com uma taxa de apenas 1,8% – custo 60% inferior à maioria dos valores praticados atualmente, cujas taxas giram em torno de 4,5%, podendo chegar até 8%.
“Com essa iniciativa, nós buscamos beneficiar tanto comerciantes como consumidores, pois ao pagar uma taxa diferenciada, o comerciante deixa de repassar esses custos ao consumidor”, afirmou Galassi. O projeto piloto será testado inicialmente nas cidades de Campinas, Assis e Guarulhos, entretanto, deve se estender a todo estado de São Paulo.
Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), os pagamentos feitos a partir do cartão alimentação representam uma parte significante das vendas dos supermercados, com taxa média de 4,5%.
Campinas
Em 2013, a região de Campinas foi responsável por 14,5% do faturamento do setor supermercadista no estado, o que equivale a aproximadamente R$ 11,6 bilhões. Na cidade, o setor emprega, aproximadamente, 71 mil colaboradores e desponta como uma das principais atividades do comércio e do PIB da região.
Somente na cidade, o setor de supermercados faturou R$ 2,9 bilhões em 2013, o que equivale a 25% da região e 3,7% do faturamento do estado de São Paulo.