Supermercados de São José do Rio Preto e de outras 25 cidades da região estão gradualmente substituindo as sacolas descartáveis por reutilizáveis . A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco conscientiza os consumidores para a prática sustentável a partir de 25 de janeiro em todo o Estado.
Em Rio Preto, os supermercados Carrefour, Walmart, Pão de Açúcar, Laranjão, Proença, Maranhão, Tridico, Tome Leve, Peniel, Barradas, Pastorinho e JJ Supermercados estão suspendendo a distribuição de sacolas e orientando o consumidor sobre a importância do fim da cultura do descarte. As sacolas descartáveis são feitas à base de petróleo (polietileno) e demoram aproximadamente 400 anos para se decompor.
Com a adesão à Campanha, cerca de 25 milhões de sacolinhas deixarão de poluir o meio ambiente todo mês, ou seja, 84 toneladas de material descartável não irão para o lixo. A supressão da distribuição de sacolas descartáveis é uma medida voluntária dos supermercados em prol do meio ambiente.
“Acreditamos que desta forma, em parceria com diversos setores da sociedade e do poder público, teremos uma adesão concreta à iniciativa. O objetivo é promover a conscientização do consumidor”, afirma o diretor da APAS Regional São José do Rio Preto, Renato Gaspar Martins.
Outras cidades que já colocaram a campanha em prática são: Adolfo, Bady Bassit, Catiguá, Cedral, Cosmorama, Elisiário, Olímpia, Fernandópolis, Floreal, Guapiaçu, Ibirá, José Bonifácio, Mendonça, Mirassol, Monte Aprazível, Neves Paulista, Nhandeara, Nova Granada, Palestina, Severínia, Uchoa, Urupês, Votuporanga e Catanduva.
“Toda a ação foi pensada para conscientizar a população sobre a necessidade de evitar o descarte de sacolas plásticas no meio ambiente, por serem a causa de entupimentos de bueiros, enchentes e asfixia de animais”, lembra Renato Martins.
A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco está alinhada com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que obriga toda a sociedade brasileira a rever seus conceitos sobre a questão do lixo. A APAS iniciou a campanha pela substituição das sacolas, mas este é só o início de um projeto mais amplo que envolve, inclusive, o estímulo aos supermercadistas a adotarem posturas sustentáveis na construção de lojas.
