Os supermercadistas da APAS Regional Marília conversaram com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista da cidade, Pedro Pavão, para esclarecer dúvidas sobre a convenção coletiva que está sendo estabelecida entre o sindicato e o setor supermercadista de Marília. O diretor da Regional Placídio Messias Filho falou ainda, durante a reunião aberta desta quinta-feira (15 de setembro), sobre ponto eletrônico, produtos vencidos nos supermercados e a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco.
“A reunião aberta na Regional é importante para nos informar sobre os principais assuntos do setor. Todos os associados então convidados e podem sugerir temas para serem discutidos”, convidou Placídio Messias Filho. As reuniões acontecem mensalmente na Regional, e a próxima já está agendada para o dia 25 de outubro.
Segundo o diretor, a convenção coletiva na cidade é um assunto atual que desperta o interesse dos supermercadistas. “Está sendo discutido um valor de reajuste em torno de 9,5% no setor, além de discutir o trabalho aos feriados. Quem participou da reunião pôde se informar e esclarecer dúvidas”, disse. A convenção é um instrumento normativo pactuado entre os sindicatos e representantes dos empregadores. A iniciativa complementa as regras da CLT, e têm força de lei para as partes pactuantes.
Participaram da reunião 25 associados dos supermercados Kawakami, França, Varejão Gaspar, Tauste, Varejão Secco, Big Mart, Nosso Pão, São Judas Tadeu, São Francisco, Marandola, Preço Certo, Neves, Florentino, Romana, São Bento e Palmital, além dos vice-diretores da APAS Regional Marília Rogério Magalhães Montolar, Jorge Luiz Claviço e José Marques Gaspar e do vice-presidente de Relações Sindicais, Eduardo Kawakami.
Campanha sustentável
Durante a reunião, o diretor Placídio Messias Filho orientou os associados sobre o andamento da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco na região. Na cidade de Marília, um acordo entre a APAS, os poderes judiciário e público e entidades municipais substituirá as sacolas plásticas descartáveis a partir de 2 de janeiro de 2012. Nas demais cidades da região e em todo o Estado de São Paulo, a data para o início do hábito sustentável, conforme acordo assinado entre a APAS e o governo paulista, é 25 de janeiro do próximo ano – aniversário do município de São Paulo.
“A Regional sabe da importância da Campanha e está se organizando para a iniciativa. Nas próximas reuniões vamos discutir a implantação da ação em nossas cidades”, informou o diretor.

O diretor Placídio Messias e o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Marília, Pedro Pavão
