O diretor da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Regional Marília, Carlos Binato, e o vice-presidente da entidade, Eduardo Kawakami, visitaram as 24 alunas da segunda turma do Projeto Mãos Feitas APAS, promovido na cidade de Marília, em parceria com a Prefeitura Municipal. A coordenadora da parceria e diretora do Fundo Social do Município, Paula Almeida, também esteve presente e ressaltou a importância do projeto para a inclusão profissional das participantes. A formatura deste grupo será realizada na sede da APAS Regional Marília, na próxima terça-feira (dia 15 de outubro), a partir das 10h.
Na oportunidade, o diretor Carlos Binato afirmou que a parceria da entidade com o Fundo Social de Marília viabilizou a inserção de um maior número de pessoas às atividades dos projetos, fato que levou à promoção da segunda turma do curso na cidade. “A parceria positiva motivou a APAS a disponibilizar recursos para ampliar o alcance do projeto na cidade, levando para mais pessoas a oportunidade da capacitação profissional”, destaca.
Um dos momentos mais marcantes da visita foi o depoimento da aluna Rosecleide Ferreira Knopp, que destacou os diferentes motivos e condições que levaram as alunas a buscar o curso. “O Mãos Feitas APAS é mais que um espaço para a capacitação profissional, uma vez que muitas de nós buscamos o curso para vencer a depressão, para elevar nossa autoestima e voltar à convivência social. Aqui encontramos amigas, conhecimento profissional e satisfação”, revela.
Já para a diretora do Fundo Social de Solidariedade, Paula Almeida, a união de forças com os projetos de responsabilidade social da APAS ampliou os horizontes das pessoas assistidas pelos programas assistenciais do município. “Vamos chegar a cerca de 50 profissionais formadas e queremos ampliar este número. Vamos ajudar as pessoas a realizarem seus projetos de vida”.
O diretor Carlos Binato aproveitou também para anunciar o início do curso Forno e Fogão APAS, mais um projeto da Diretoria de Responsabilidade Social da APAS, que também será promovido na Regional Marília. O novo curso, que terá início na próxima terça-feira (15 de outubro), às 8h, também conta com a parceria do Fundo Social e apoio do Alves Hotel, que cederá as instalações para a realização das aulas práticas.
Um pouco mais sobre os projetos
O projeto Mãos Feitas APAS tem o objetivo de profissionalizar e inserir no mercado de trabalho mulheres em situação de exclusão social para trabalharem como manicures, a fim de gerar uma fonte de renda segura e também resgatar a autoestima e cidadania das participantes. Durante as aulas, as alunas desenvolvem técnicas de manicure e pedicure, recebem informações sobre esterilização e manutenção do material, noções de custos e também dicas de etiqueta, comportamento e higiene pessoal.
Já o projeto Forno e Fogão APAS é destinado a profissionais e iniciantes que desejam se aperfeiçoar e atuar com serviços de cozinha. A partir das noções de comportamento, higiene pessoal, segurança alimentar (preparo e manipulação de alimentos), disposição de mesa, arrumação de bandejas e preparo de cardápio que recebem, os alunos ficam aptos para exercer profissões como cozinheiro e copeiro nas áreas de hotelaria e varejo supermercadista.
Legenda da foto acima: Carlos Binato (diretor da APAS Regional Marília), Eduardo Kawakami (vice-presidente da APAS), Paula Almeida (diretora do Fundo Social de Marília) e Roberta Teline (executiva regional)

