Relacionamento próximo do associado, a fim de diagnosticar oportunidades para a melhoria dos serviços e produtos oferecidos pela APAS. Neste contexto, os gerentes de Serviços aos Supermercados e de Economia e Pesquisa da Associação, Eduardo Ariel Grunewald e Rodrigo Mariano, estiverem em São José do Rio Preto, no último dia 16, para visita a associados, bem como participar da Reunião Aberta da Regional.
Acompanhados pelo diretor dos Supermercados Laranjão, Antônio Marcos Rogetta, e da executiva da Regional São José do Rio Preto, Márcia Vollet, a equipe da APAS visitou a Central de Negócios Rede Sol e Rede Mais, onde foram recebidos pelos respectivos presidentes Alcebíades Antunes Junior (também diretor dos Supermercados Alfredo Antunes) e Oswaldo Bernardes do Nascimento (diretor dos Supermercados Nascimento).
O grupo ainda visitou uma das lojas do Laranjão na cidade. Na ocasião, estiveram em pauta as vendas realizadas no período da Copa do mundo, a expectativa para o segundo semestre e algumas ações realizadas pela APAS, tais como o Projeto Ebitda e Pesquisa de Satisfação, sendo que, no caso desta última, foi pedido aos presidentes das Centrais a participação de todas as lojas afiliadas, uma vez que as informações extraídas e analisadas darão subsídios para o planejamento estratégico futuro da Associação, além de balizar os últimos três anos.
Reunião Aberta
Sob o comando do diretor Regional, Renato Gaspar Martins, o encontro com os supermercadistas foi iniciado com palestra do gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano. Em pauta, o Projeto Ebitda: Estrutura de Custos e Despesas dos supermercados paulistas, na qual os empresários do setor terão acesso a um “Plano de Contas Padrão” com a possibilidade de avaliar a capacidade operacional das empresas e comparar seu desempenho com as demais do setor.
“Com o Projeto Ebitda, será possível analisar o percentual médio dos principais custos e despesas do setor supermercadista, como por exemplo, o percentual médio dos gastos com energia elétrica e comparar seu percentual com a média de gasto com energia elétrica nos supermercados do estado de São Paulo e de sua região”, explicou Rodrigo Mariano.
O gerente de Economia e Pesquisa da APAS ainda informa que, junto ao plano de contas padrão, será disponibilizada uma cartilha explicativa deste indicado, que apresenta o passo-a-passo no preenchimento, o que auxiliará todos os empresários a terem a capacidade de calcular seus números para, posteriormente, comparar com a média do setor supermercadista.
O diretor do Procon, Alcides Zanirato, também marcou presença na Reunião Aberta e sanou dúvidas dos associados. O profissional exemplificou casos ocorridos na cidade em acordo com as normas e lei, como por exemplo, o peso de alimentos fracionados, orientação publicada aos consumidores referente a preço, oferta, validade da oferta e condições de pagamento. Os supermercadistas ainda receberam uma circular com orientações sobre a Lei “De Olho no Imposto”, a qual exige que todo documento fiscal ou equivalente emitido, contenha a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais, cuja incidência influi na formação dos respectivos preços de venda.
O gerente de Serviços aos Supermercados, Eduardo Ariel Grunewald, salientou a importância da participação de todos na Pesquisa de Satisfação 2014, a fim de captar oportunidades de desenvolvimento e melhoria dos produtos e serviços oferecidos pela APAS, que, desta forma, irão balizar as ações futuras em prol dos associados. Por fim, a empresa TOTVS, multinacional brasileira no segmento de sistemas e softawares, apresentou seus produtos direcionados aos supermercadistas, ressaltando que redes como Galassi e Tome Leve já utilizam tais serviços.