“É importante para trocarmos ideias e adquirirmos novos conhecimentos ao visitar outras lojas. Trazer os supermercadistas para esta experiência agrega muito à APAS”. Palavras do diretor da Regional Baixada Santista, João Alberto Costa, o Beto, que resumem a satisfação dos participantes da Caravana APAS. Na última quarta-feira, 19, os supermercadistas estiveram na Sede da Associação, na capital, para um dia diferente e repleto de atividades: Pela manhã, apresentação dos gerentes de cada departamento acerca dos serviços e produtos que estão à disposição com exclusividade aos associados e “tour” pelas dependências da entidade.
“É a primeira vez que venho e fiquei sabendo de muitas coisas que não conhecia. A partir de agora, vou aproveitar mais as oportunidades que a APAS oferece. A experiência foi muito positiva, adorei a Caravana”, afirmou Jéssica Cugler, do Supermercado Magmaxx, de Pariquera Açu.
O vice-presidente da APAS, Omar Abdul Assaf, ressaltou que, em muitos casos, o associado não conhece 1% do que a APAS oferece em prol da melhoria da gestão das lojas e, por consequência, do desenvolvimento do setor. Oportunidades como a Caravana, em sua opinião, fazem com que os supermercadistas passem a dar mais valor à entidade. “O entrelaçamento entre os participantes também acaba se estreitando nesse convívio e, isso, melhora a participação desse associado na Regional, trazendo benefícios para todos”, afirmou.
Quem ainda não é associado da APAS também aprovou a Caravana, caso de Carlos Roberto Gil Pereira, do Empório Casa Porto, de Santos. “Eu não conhecia a sede da APAS, em São Paulo. Sempre participei das Feiras, porém, não sou associado. Achei muito interessante essa união entre os supermercadistas e pretendo me tornar um associado em breve”.
Novos aprendizados
No período da tarde, os supermercadistas realizaram visita técnica a duas lojas da capital: Casa Santa Luzia e Supermercados Pastorinho. No caso da primeira, a loja, que foi inaugurada em 1926, se caracteriza por um atendimento mais próximo do cliente e produtos premium. Atualmente, o estabelecimento conta com cerca de 20 mil itens na loja, sendo que o mix inclui um expressivo número de produtos importados, oriundos da Europa, Estados Unidos e América do Sul.
No atendimento ao público e por trás das prateleiras, mais de 500 funcionários trabalham nos 2.200 metros quadrados que a empresa ocupa hoje, na Alameda Lorena, bairro dos Jardins. Administrada pela família Lopes desde sua fundação, a Casa Santa Luzia está, atualmente, em sua quarta geração.
Depois foi a vez de conhecer os Supermercados Pastorinho, que conta com quatro lojas na capital (Bandeirantes, Santana, Perdizes e Vila Mariana, esta última foi a visitada). No interior, a rede conta com duas lojas em Presidente Prudente e uma em São José do Rio Preto.
“As visitas técnica são excelentes, afinal, temos a chance de ver novas formas de trabalho e novidades. É muito válido. Gostaria que tivesse mais vezes, porque é um dia diferente de nossa rotina, no qual enxergamos as coisas com outros olhos e mais detalhes, sendo possível aplicar em nossa realidade”, elogiou André Gouveia, do Supermercado Bolshoi e também vice-diretor da Regional Baixada Santista.
Na visão de Leandra Ferreira, do Armazém Camões, a experiência é sempre ótima. Opinião de quem sempre participa da Caravana APAS. “Venho todo ano. É importante para adquirirmos novos conhecimentos e ver tendências que podemos levar para o litoral em termos de distribuição, layout, atendimento e qualidade”.
A Caravana APAS Regional Baixada Santista teve patrocínio das empresas Fagundes e Pagliaro, Contabilidade Escudo Real e Front Runner. Idealizado pela Diretoria de Apoio e Relacionamento com o Associado, o projeto tem o objetivo de aproximar ainda mais os supermercadistas da APAS, além de proporcionar um dia diferente e agradável aos associados.