Nesta quinta-feira (2 de dezembro), foi realizada uma reunião na sede da Associação Paulista de Supermercados (APAS), em São Paulo, com o objetivo de se discutir a Lei nº 2.483–A/10, que proíbe o uso das sacolas plásticas nos supermercados de São Vicente, no litoral paulista.
Os supermercadistas vão cumprir a lei, porém, a APAS quer antes implantar na cidade a campanha “Vamos tirar o planeta do sufoco” – a mesma de Jundiaí, considerada um sucesso, com a participação dos supermercadistas, consumidores e o apoio da Prefeitura Municipal, Sindicato do Comércio Varejista e Câmara de Dirigentes Lojistas. Nesse sentido, foi criado um grupo de trabalho, representado por empresários do setor, que apresentará um termo de cooperação ao prefeito e aos participantes da campanha. Esta tem previsão para que seja iniciada em 15 de janeiro de 2011.
A ideia é que a comunicação de toda a ação, com divulgação na mídia local e nas escolas públicas, se dê em um período de 90 dias para que, em 15 de abril, as sacolinhas tradicionais de plásticos sejam extintas das lojas. “A formação do comitê de trabalho, composto pelos principais supermercadistas da cidade, é muito importante. Os empresários ficarão responsáveis pela estratégia e elaboração das metas de divulgação e condução da campanha perante às autoridades e à população”, afirma Palimércio de Luccas, diretor das Regionais e Distritais APAS.
Estiveram presentes na reunião João Sanzovo Neto (presidente Conselho Deliberativo e diretor de Sustentabilidade APAS); Edivaldo Bronzeri (VP e diretor de Convênios APAS); Palimércio de Luccas (diretor de Regionais e Distritais); Antônio Gandra (VP e vice-diretor de Responsabilidade Ambiental APAS); Carlos Varandas (diretor Regional Baixada Santista); André Faria de Abreu (vice-diretor Regional Baixada Santista); Daniel Charleaux e Gerson Cordeiro Júnior (Grupo Carrefour); Carlos Ely (VP e diretor de Relações Institucionais APAS) e Leonardo Dias (Grupo Walmart Brasil); Márcio Milan (VP e diretor de Segurança Alimentar APAS) e Carolina Dantas Cisi (Grupo Pão de Açúcar); e Wagner José dos Santos, assessor do deputado estadual Orlando Morando.
