O Comitê de Segurança Alimentar da Associação Paulista de Supermercados (APAS) reuniu-se nesta semana, na Sede, em São Paulo, para abordar a vida útil de prateleira de produtos fracionados (shelf-life) e as análises laboratoriais acerca do tema. A reunião contou com a presença de representantes de supermercados associados e da indústria, das seguintes empresas: Grupo Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart, Sonda, Yamauchi, Bergamimi, Aurora, Polenghi e BRF (Brasil Foods).
Primeiramente, a reunião foi pautada no trabalho dos laboratórios Tecam e Food Inteligence. Os representantes dos supermercados e da indústria chegaram a um consenso sobre a responsabilidade das análises laboratoriais, o que significa não apenas buscar o apoio da ANVISA, mas também engloba a criação do S.I.F. (Serviço de Inspeção Federal), o que permitiria o aumento do prazo de validade para produtos fracionados, bem como nas condições ambientais de temperatura e nos rótulos.
Na sequência, a divergência das datas de validade nos âmbitos do consumidor e da indústria foi analisada pelos profissionais do setor. Os supermercadistas afirmaram que, para o fornecimento adequado dos produtos, faz-se necessário dois prazos de validade – um para o fornecedor e outro para o consumidor. Neste contexto, representantes da Aurora e Seara afirmaram que alguns produtos, como o bacon, já são comercializados com um prazo maior de validade (de dois para cinco dias), a partir do fracionamento do mesmo de 10 para 5 kg.
Por fim, o Comitê apresentará às indústrias que participam das discussões sobre shelf-life um prazo (quantidade de dias) razoável para estabelecer as datas de validade após o fracionamento dos produtos. Ficou decidido que, enquanto não houver um consenso entre as partes, as análises laboratoriais dos produtos ficam suspensas.
Outros temas discutidos
Na oportunidade, os representantes de supermercados associados também abordaram outras temáticas de relevância do setor. Uma delas baseia-se na revisão do “Código de Vigilância Sanitária”, processo no qual os supermercadistas querem estar inseridos a partir de sugestões de melhorias, como por exemplo, a obrigatoriedade de criação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a definição de prazos para a liberação de funcionamento do estabelecimento após o cumprimento das exigências dos órgãos de fiscalização – que, por sinal, devem estar aptos para autuar, mediante um conhecimento técnico sobre o tema.
No encontro, a APAS ainda reforçou junto aos supermercadistas a importância do cumprimento da Campanha “De Olho na Validade”, que torna o consumidor parceiro das redes supermercadistas, na medida em que há o alerta acerca dos produtos com prazo de validade expirado. Neste caso, o consumidor deve receber – de forma gratuita – um produto igual ou similar, e no prazo de validade. Foi ressaltada a recomendação do Procon-SP em torno da prática da divulgação da campanha nas lojas.
O Comitê
O Comitê de Segurança Alimentar da APAS foi criado no final de 2010 com o objetivo de entender as legislações sanitárias e promover as melhores práticas junto aos associados. É composto por técnicos do setor especializados no assunto, entre eles, nutricionistas e veterinários das redes varejistas
