Os supermercados cada vez mais absorvem jovens aprendizes às lojas, fato que, além de proporcionar muitas vezes o início da carreira a partir da capacitação e desenvolvimento profissional, visa ao cumprimento às Leis de Aprendizagem 10.097/00 e 11.180/05. Esta última, por sinal, foi a responsável por estender até 24 anos a faixa etária dos aprendizes.
Nesta linha, a APAS, em parceria com o Instituto Ibrasa, lançou em 2009 o Programa de Aprendizagem Vaga Certa. Atualmente, cerca de 100 supermercados são parceiros – desde supermercados com apenas uma loja, até redes com mais de 50 lojas. No ano passado, o Programa contou com a participação de 2.095 jovens e, atualmente, o Instituto Ibrasa gerencia cerca de mil vagas de aprendizagem em supermercados.
“O Programa é o primeiro e, acredito, ainda o único voltado especialmente ao setor supermercadista, com treinamentos específicos para as atividades que são desenvolvidas nas lojas, tais como reposição de mercadorias, FLV, redução de perdas/desperdícios, frente de caixa, atendimento ao cliente, empacotamento de mercadorias, entre outras”, afirmou Eduardo Carvalho, do Instituto Ibrasa.
Caso de sucesso
O Kaçula Supermercados, que conta com cinco lojas nos municípios de São Paulo, Embú, Embu das Artes e Taboão da Serra, formou a sua primeira turma de Jovens Aprendizes em 2015, com idade entre 14 e 17 anos, fruto da parceria com o Senac Taboão. Os jovens aprendizes foram inseridos em todos os setores e passaram por treinamentos em comunicação, atendimento ao cliente, trabalho em equipe e ainda desenvolveram um Trabalho de Conclusão Profissional apresentado à diretoria do Kaçula.
“Acreditamos no desenvolvimento do potencial humano e, principalmente, no direcionamento da formação de futuros profissionais comprometidos. Desta forma, temos como missão dar continuidade ao Programa, aperfeiçoando-o sempre e mantendo a qualidade, o que trará melhores resultados, além de exercer a cidadania e formar cidadãos de bem e profissionais responsáveis”, afirmou a coordenadora de Recursos Humanos da Rede Kaçula Supermercados, Luana Bazolli.
A matéria completa estará disponível na revista impressa, que chegará às mãos dos associados na segunda quinzena de fevereiro, e também no Portal APAS (www.portalapas.com.br).