Os fluminenses já podem se atentar na validade dos produtos nos supermercados. Teve início nesta quarta-feira (15 de agosto) campanha do setor supermercadista do Estado do Rio de Janeiro que disponibiliza aos clientes que encontrarem um produto vencido nas gôndolas um outro gratuitamente, e no prazo regular. A medida foi inspirada na campanha paulista “De Olho na Validade”, criada pela Associação Paulista de Supermercados (APAS), em parceria com o Procon-SP, em outubro de 2011.
“É com muito orgulho que recebemos a notícia de que mais um estado brasileiro aderiu à campanha. Esse é mais um esforço do setor para ajudar na conscientização dos consumidores. A medida ajuda o cliente a perceber a importância das informações nas embalagens dos produtos”, disse o presidente da APAS João Galassi.
Além do Rio, outros estados já participam. As associações Catarinense (Acats), Paraense (Aspas) e Pernambucana (Apes) de Supermercados, a exemplo do que ocorreu em São Paulo, assinaram termo de compromisso com os Procons locais e diversas redes já aderiram à ação. Recentemente, a Associação Mineira de Supermercados (Amis) esteve em São Paulo para conhecer a medida.
No Rio, a Associação de Supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Asserj) oficializou parceria com a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Procon-RJ e Procon carioca no último dia 30 de julho. Para saber os supermercados participantes da campanha no Estado do RJ, acesse o site da Asserj.
