Durante a 7ª edição do Makro Extravaganza – evento com foco na capacitação profissional de pequenos e médios empreendedores de food service e varejo, que teve início nesta terça-feira (22 de outubro), no Expo Center Norte, em São Paulo – o gerente de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS), Rodrigo Mariano, proferiu a palestra “Visões de longo prazo para o setor supermercadista”.
Mariano apresentou o cenário econômico atual, a ascensão da classe C, ao longo dos últimos anos, e o impacto no negócio varejista. Segundo ele, com o aumento do emprego e da renda da população houve a alta do consumo, estimulado por iniciativas do governo federal, tais como desoneração da cesta básica, programas sociais como o Bolsa Família, e a oferta maior de crédito pelos bancos públicos. “O Brasil deve ter um ritmo de atividade mais elevado em 2014, porém, 2015 e 2016 são anos de ajustes necessários em relação à inflação, juros e dívida pública”, disse o gerente de Economia e Pesquisa.
O faturamento do setor nacional e paulista, o aumento da frequência de compra e o uso de multicanais (vários tipos de comércio, como supermercado, hipermercado, “atacarejo” e e-commerce) para abastecimento foram outros assuntos mostrados ao público. Além disso, Mariano falou sobre o legado da Copa do Mundo, isto é, os benefícios que o evento irá trazer ao País e ao varejo, em especial. “O segmento de alimentos e bebidas é um dos que mais trará impactos, junto com os setores da construção civil e do turismo, por exemplo”, afirmou. E ele completou: “Esta é uma excelente oportunidade para os supermercados, que poderão investir na qualificação da mão de obra do setor e na fidelização do consumidor”.
O evento
A 7ª edição do Makro Extravaganza prossegue até o dia 24 de outubro, no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte. O evento ocupa uma área de 6.000 m², com mais de 80 expositores e deve atrair mais de 8.000 profissionais, conforme os organizadores. Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento profissional de seus clientes, o Makro Extravaganza oferece conteúdos relevantes em gestão e operação de negócio por meio de cursos, palestras e workshops gratuitos, ministrados por profissionais renomados da indústria e entidades como SEBRAE, Abrasel, Nielsen, Sindipan, além da APAS.
“A crescente participação de fornecedores, parceiros e de clientes visitantes indica o valor que o evento agrega para eles. O Makro Extravaganza torna tangível o nosso posicionamento e complementa nossa proposta de valor para os clientes comerciantes”, explica o diretor de marketing da rede Makro, Gustavo Delamanha.
Legenda da foto acima: o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, apresenta as visões de longo prazo para o setor supermercadista

