Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), os assinantes do jornal Bom Dia, que circula na região de São José do Rio Preto, receberam os exemplares da publicação dentro de ecobags. O presente foi uma forma que o veículo de comunicação usou para incentivar a população a usar embalagens reutilizáveis na hora das compras.
A iniciativa reforça a campanha da APAS pelo fim da cultura do descarte. Segundo Fabiana Fenti, executiva de negócios do Bom Dia, foram distribuídas 5.500 edições em sacolas de algodão. Desde o dia 4 de abril, os supermercados paulistas não distribuem sacolas descartáveis, seguindo as condições do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre o Ministério Público, o Procon-SP e a APAS. Os consumidores foram orientados a utilizar meios sustentáveis para acondicionar as compras.
Visita a redações
A diretoria da APAS Regional São José do Rio Preto também celebrou o Dia do Meio Ambiente com a distribuição de sacolas reutilizáveis a jornalistas de Votuporanga. O diretor Renato Martins esteve nas redações dos jornais A Cidade e Diário de Votuporanga, onde entregou mais de 40 ecobags. “Nos últimos 60 dias, estima-se que Votuporanga tenha deixado de descartar quatro milhões de sacolas. O retorno dos consumidores nos caixas está sendo muito bom; é possível perceber que a população está mudando seus hábitos”, disse.
O diretor visitou ainda a Superintendência de Água, Esgotos e Meio Ambiente de Votuporanga (Saev Ambiental), onde foi recebido pelo diretor Marcelo Marin Zeitune e o secretário de Meio Ambiente Gustavo Gallo Vilela. A autarquia é responsável por ações na área de preservação do meio ambiente na cidade e apoia o fim da cultura do descarte.
Legenda da foto acima: Fernanda Ishikawa, editora do Diário de Votuporanga, ao lado do diretor Regional Renato Martins

Legenda: Diretor da autarquia responsável pelo meio ambiente de Votuporanga, Marcelo Zeitune, recebe a ecobag das mãos do diretor Renato Martins
