São Paulo segue a tendência mundial de não utilização de sacolas plásticas. Países como Irlanda, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, China, África do Sul, Austrália e Bangladesh já adotaram medidas para o aculturamento de substituição das sacolas descartáveis pelas reutilizáveis, preocupando-se com a questão ambiental no planeta.
No Brasil são consumidos cerca de 11,3 bilhões de sacolas plásticas por ano. Somente no Estado de São Paulo são distribuídas mais de 2,4 bilhões de sacolinhas, o que significa a utilização de, aproximadamente, 713 sacolas plásticas por pessoa a cada ano. “É um número expressivo, e mais expressivo ainda é a constatação de que, quase em sua totalidade, essas sacolas se tornam lixo, e de difícil processo de decomposição, agredindo o meio ambiente”, afirma o diretor de Economia da APAS, Martinho Paiva Moreira.
A Associação Paulista de Supermercados (APAS) realiza em todo o Estado a Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco para a conscientização dos consumidores na substituição das sacolas plásticas por alternativas sustentáveis na hora de fazer as compras. “A Campanha paulista é pioneira, pois não possui uma legislação específica para a adoção da prática. Ela busca a conscientização da população e dos supermercadistas para a redução da poluição ambiental”, ressalta Edivaldo Bronzeri, vice-presidente, diretor de Convênios da APAS e um dos idealizadores da campanha em Jundiaí. A cidade celebra nesta terça-feira (30) o primeiro aniversário do programa que eliminou as sacolas plásticas dos supermercados.
