O levantamento da Shopfully – plataforma de geolocalização especializada em shoppers -, realizado entre os dias 8 e 10 de junho em todo o País, revela que apesar das medidas de flexibilização adotadas por grande parte dos estados e municípios, 62,6% dos entrevistados acreditam que o retorno à “normalidade” acontecerá somente no ano que vem. A maioria dos participantes foram mulheres (56,7%), com idade entre 30 e 49 anos (65%).
Apesar dessa projeção, quando perguntados sobre a retomada da rotina de consumo, 78% deles disseram que gostariam de receber notificações (push) das lojas e centros de compras, com informações sobre a abertura e ofertas, enquanto 33,5% esperam que todos estes estabelecimentos estejam adaptados e seguindo as medidas sanitárias necessárias.
Quanto aos produtos que mais sentem falta de comprar nas lojas físicas, 25% dos entrevistados disseram que são os itens de vestuário. Por isso, as lojas de departamento, como a Renner e a Riachuelo, estão entre as cinco mais mencionadas, seguidas das redes de varejo, que permanecem com as portas abertas, como o Assaí, Lojas Americanas e Atacadão.
No que se refere e-commerce, mesmo com a flexibilização das medidas restritivas do isolamento social, 58,3% dos entrevistados disseram que sempre que houver uma boa ofertam, eles vão preferir continuar comprando pelo comércio eletrônico.