Em tempos de pandemia toda assistência que se puder dar aos colaboradores, principalmente àqueles que fazem parte do grupo de risco, como as grávidas, é bem-vinda. Por isso, a rede de supermercado fluminense Mundial criou o programa Cegonha Mundial, voltado para o auxílio às suas colaboradoras grávidas e consequentemente afastadas, para que seja evitado o contágio com o coronavírus. Por conta desse período de isolamento, elas passaram a receber atendimento, auxílio e orientação, por meio de telefonemas e chamadas de vídeo.
O projeto costuma proporcionar, duas vezes por ano, um treinamento completo de quatro horas, com palestras, aulas práticas e diversas orientações para as grávidas. Elas também recebem um kit completo com fraldas, lenços umedecidos, cotonete, shampoo, sabonete, entre outros produtos, e uma cartilha com todas as informações, além de certificado de participação no projeto. O progrma inclui treinamento e elas recebem inclusive o atendimento e acompanhamento durante todo o ano.
De acordo com Lidia Maria, gestora de RH da rede, o Cegonha Mundial é fundamental para melhorar o desenvolvimento pessoal e profissional das colaboradoras, neste momento tão especial. “Como damos um atendimento mais humanizado, ficamos mais próximas dessas gestantes, e chega um momento que passamos a conhecê-las pelo nome e acompanhamos de perto todo o período gestacional”. O retorno do projeto tem sido positivo, já que as grávidas costumam sair emocionadas com toda essa oportunidade de amparo.
O programa inclui também o trabalho de nutrição para orientar as colaboradoras sobre os cuidados com a alimentação da mulher e os primeiros anos da vida do bebê. Ele procura abordar sobre os direitos previdenciários, como a licença-maternidade e a licença-amamentação.
A iniciativa está em vigor desde 2015, após a reformulação do antigo programa disponibilizado por um plano de saúde, quando a rede identificou a real importância de oferecer um atendimento mais próximo, humanizado e personalizado para as suas funcionárias.