As redes do varejo supermercadista do País aproveitam as festas de São João para criar ações em suas lojas como forma de elevar as vendas dos itens típicos juninos em até 30%. Nas regiões Norte e Nordeste, como nas cidades de Campinas, Grande (PA) e Caruaru (PE), dois dos principais pólos desses festejos, o período corresponde à segunda melhor data para o varejo, depois do Natal.
Com o aumento do consumo das classes C e D – as que mais participam das festas juninas – e a expansão da atividade econômica, as cidades dessas regiões recebem inúmeros turistas, o que também colabora para o aumento das vendas.
Na Rede Compras de Supermercados, com quatro lojas em Campina Grande, a expectativa é de que o faturamento cresça 5% em comparação a junho do ano passado. Além dos produtos típicos da época, como milho verde, canjica e paçoca, os consumidores também costumam comprar roupas para freqüentar as festas, que têm barracas de comidas típicas e apresentações de quadrilhas. Em bebidas, o acréscimo tem sido de 20% a 30%, especialmente em cervejas, vinhos e quentões.
Nas grandes redes, o espaço nas gôndolas também é ampliado para os produtos típicos. O Carrefour espera vender 15% mais em relação a igual período de 2007, enquanto que no Wal-Mart, por meio da bandeira Bompreço, a previsão é de aumento de 18%.