Diretores e gerentes das redes de supermercados Andorinha, Bergamini, Barbosa, Chibana, Casa Santa Luzia, Econ, Joanin, Mihara, Pastorinho e Ricoy, na capital paulista, conheceram mais detalhes da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco na manhã desta sexta-feira (28 de outubro), na sede da APAS. O presidente da APAS João Galassi e o diretor de Sustentabilidade João Sanzovo esclareceram dúvidas dos empresários em relação ao plano estratégico da Campanha em São Paulo, que terá início na próxima semana e se intensificará em dezembro. Os supermercadistas conheceram as ações da entidade e organizaram sua implantação na cidade de São Paulo.
“A campanha chega bem estruturada na capital, com o apoio dos governos estadual e federal. Vocês, líderes, desempenham um papel fundamental neste processo de mudança sustentável do setor”, disse o presidente João Galassi, durante o encontro.
Sete cidades paulistas já não utilizam as sacolas descartáveis, são elas: Descalvado, Jundiaí, Monte Mor, Americana, Itapetininga, Piracicaba e Socorro. Em todo o Estado, até o momento, 83 cidades estão em processo de implantação da Campanha. Com isso, 870 mil pessoas já realizam suas compras de forma mais sustentável, e outras 26 milhões se adaptam à substituição das sacolas. “A conscientização é mais importante do que qualquer tipo de imposição”, afirmou Galassi, ressaltando a importância da assinatura do termo de cooperação com o governo estadual. O presidente da APAS também frisou a parceria com o Ministério do Meio Ambiente para a campanha nacional contra o descarte.
“Cerca de 80% da população se programa para ir aos supermercados, de três a quatro vezes na semana. Por isso é importante conscientizá-las para trazer de casa suas sacolas reutilizáveis. Quando bem informadas para a importância da atitude, a população apoia a Campanha. Comprovamos isso em Jundiaí”, respondeu Galassi quando questionado sobre a aceitação dos clientes para a mudança. A APAS realizou uma pesquisa em Jundiaí para verificar a mudança de comportamento da cidade. Há um ano a cidade não utiliza sacolas descartáveis. Veja aqui a íntegra da Pesquisa APAS/IBOPE Inteligência.
O presidente João Galassi recomendou a eles o treinamento dos operadores de checkout – curso realizado pela Escola APAS – para engajar os consumidores na campanha, bem como a distribuição de flyers e a venda de sacolas reutilizáveis. “Considerando que a cidade de São Paulo tem quatro milhões de residências, cerca de 16 milhões de embalagens reutilizáveis vão ser vendidas na capital”, completa. O diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo lembrou ainda da experiência em Descalvado. “Lá, a campanha surgiu em 2010 de uma demanda da própria sociedade. Nossa experiência em Descalvado mostrou que a transição é muito tranquila”, contou.
O plano estratégico da Campanha foi apresentado por Ronaldo Cunha, diretor da Star Trade Marketing, que mostrou materiais de PDV e anúncios em jornais de grande circulação do País como opções para investimento dos supermercadistas.
Apoio
Os supermercadistas da capital agendaram uma nova reunião, na próxima semana, para discutir detalhes da implantação da Campanha. “A união faz a força do nosso setor”, disse Maria Peres, do Supermercado Mihara. “A campanha veio para ficar. Já é realidade em todo o Estado”, opinou Raphael Gouveia, do Hipermercado Andorinha. O supermercadista Célio Aparecido da Silva, do Bergamini, também tem a mesma opinião. “Já realizamos ações em nossas lojas buscando a conscientização dos consumidores”, informou.
Presidente João Galassi fala aos supermercadistas sobre a importância da Campanha