A rede São Vicente, do interior paulista, vem investindo em diversas ações de sustentabilidade que visam estimular atitudes responsáveis em seus funcionários, colaboradores e clientes. O programa de Eficiência Energética, por exemplo, foi implantado com o objetivo de proporcionar o maior aproveitamento da luz natural, monitorando o consumo de energia em cada loja. Com isso, o projeto identifica as principais fontes consumidoras e as oportunidades de economia. A unidade São Vito, localizada no município de Americana, deixou de emitir 70 toneladas de gás carbônico por ano, o que equivale ao plantio de 350 árvores.
Para reduzir a concentração de gases do efeito estufa na atmosfera, a rede também fez a sua parte, substituindo toda a frota de veículos leves (Kombis) pelos movidos a álcool, combustível renovável e de menor impacto. No próximo ano, o biodiesel – gerado a partir do óleo de cozinha usado por cada loja – será utilizado nos geradores de emergência.
Outra ação de sustentabilidade refere-se ao gerenciamento de resíduos, tais como papelão, embalagens plásticas e latas de alumínio, gerados nos pontos-de-venda. Mais de 2.500 quilos de PET, 100 toneladas de papelão e 500 quilos de alumínio são encaminhados à reciclagem todos os meses. Os resíduos orgânicos, provenientes da seção de hortifruti, também são doados a instituições cadastradas pela empresa.