O comércio eletrônico brasileiro tem crescido consideravelmente desde 2001 e até o final deste ano deve chegar a 9,5 milhões o número de pessoas que já tiveram pelo menos uma experiência de compra pela Internet. A expectativa positiva é reflexo de pesquisas realizadas pela e-bit, empresa especializada em informações sobre o comércio eletrônico, entre os meses de abril e outubro deste ano, período em que o índice de satisfação do cliente se manteve entre 86% e 87%. As opiniões foram coletadas pelo serviço de avaliação do desempenho das lojas, oferecido pela e-bit, em que os consumidores, após realizarem compras, avaliam 10 quesitos em mais de 1.000 lojas virtuais conveniadas ao serviço: Facilidade de Compra, Seleção de Produtos, Informação sobre os Produtos, Preços, Navegação, Entrega no Prazo, Qualidade dos Produtos, Qualidade do Atendimento a Clientes, Política de Privacidade e Manuseio e Envio dos Produtos. O ranking de desempenho das lojas virtuais é atualizado diariamente, de acordo com as avaliações dadas por consumidores nos últimos 90 dias, e formam um importante parâmetro para consumidores, que passam a ter um referencial importante na hora de escolher a loja virtual, e também para os varejistas do comércio eletrônico, que procuram promover melhorias para atender às exigências dos clientes. Desde abril de 2000, a empresa já coletou mais de 5,2 milhões avaliações de e-consumidores. As vendas no comércio eletrônico no primeiro semestre de 2007 indicam que o ano irá consolidar um grande avanço no setor. No período, foi registrado um crescimento nominal de cerca de 50% nas compras pela Internet com 8,7 milhões de pedidos, 2,7 milhões a mais do que em 2006, e a base de clientes que tiveram pelo menos uma experiência de compra em loja virtual brasileira cresceu 16% para 8,1 milhões.