As consultas ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e ao SCPC Cheque (antigo UseCheque), da ACSP (Associação Comercial de São Paulo), apresentaram crescimento de 3,5% e 3,2%, respectivamente, em março deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2007. No primeiro trimestre de 2008, no entanto, o aumento foi de 6,3% no crediário e de 6,5% no cheque sobre igual período do ano passado.
Também comparados com os mesmos períodos de 2007, os registros recebidos pelo cadastro de inadimplentes do SCPC cresceram 11,3% no último mês e 14,4% no primeiro trimestre, enquanto que os registros cancelados tiveram incremento de 9,1% no mês e 16% nos três primeiros meses do ano.
O presidente da ACSP, Alencar Burti, afirma que o resultado de março foi prejudicado pelos feriados e explica que a comparação trimestral reflete melhor o ritmo de movimento do varejo. Sobre a inadimplência, Burti diz que os dados de março sinalizam um crescimento, mas ainda sob controle. “Estes números nos mostram que as instituições financeiras e o varejo devem ter cautela na concessão de crédito, procurando conhecer o histórico do consumidor e a sua capacidade de endividamento”, completa. A ACSP espera que o Banco Central não promova elevação da taxa Selic, pois um aumento dos juros afetaria mais rapidamente os investimentos e a oferta do que o consumo.