Deixar de utilizar embalagens descartáveis para o transporte de mercadorias é apenas o início de ações sustentáveis que podem ser adotadas para a preservação do meio ambiente. O secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, que adotou a prática dos 4 Rs (Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Repensar) em sua casa, explica como é possível uma cultura menos agressiva à natureza.
“Pequenas ações podem trazer grandes resultados. A Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco traz uma mudança de comportamento que conscientiza a população para a adoção, inclusive, de outras práticas ecológicas. É um grande avanço”, disse Eduardo Jorge.
Na casa do secretário o uso de materiais é consciente e o descarte quase zero. O lixo orgânico é transformado em adubo para as plantas, e os materiais inorgânicos reutilizados e reciclados. “Conseguimos reduzir em mais de 50% o lixo descartado”, comemora.
Repensar para mudar
A prática dos 4Rs é simples. O primeiro “R”, de Reduzir, incentiva a redução do consumo. Utilizar ecobags nas compras, por exemplo, reduz o uso de sacolas descartáveis e economiza recursos que seriam necessários para produzi-las. “Damos preferência às frutas e verduras da época produzidas na região. Isso reduz a utilização de recursos, como o petróleo necessário para o transporte dos produtos”, explica Eduardo Jorge.
O segundo “R”, de Reutilizar, significa guardar coisas que normalmente seriam jogadas fora e usá-las de novo. É uma forma de aproveitar os produtos sem que eles tenham passado por qualquer tipo de alteração ou processamento. Reciclar completa o terceiro “R”. A prática permite uma diminuição da exploração dos recursos naturais. Muitas sacolas ecológicas são produzidas de produtos reciclados, como garrafas pet, tecidos, banners e plástico.
Por fim, Repensar diz respeito às mudanças de comportamento. O quarto “R” também é foco da Campanha Vamos Tirar o Planeta do Sufoco. Por meio da conscientização, o setor supermercadista quer por fim à cultura do descarte.

No minhocário são despejados alguns itens do lixo orgânico para a produção de adubo
