Em reunião realizada na sede da APAS com o Diretor-Geral, Carlos Correa, o secretário executivo de Desenvolvimento Social do Governo do Estado de São Paulo, Filipe Sabará, apresentou a ideia estrutural do programa “Saindo das Ruas”, que tem como objetivo criar incentivos para os produtores rurais contratarem pelo menos uma pessoa em situação de rua.
Devido ao alto nível de qualidade exigido pelos supermercados paulistas para os produtos dos gêneros de frutas, legumes, verduras, flores e orgânicos, o setor supermercadista foi consultado para que a complexidade de obter um produto de qualidade suficiente para estar numa gôndola de supermercado fosse considerada na concepção do projeto.
O programa, segundo Sabará, tem como eixo capacitação, emprego e renda na zona rural. A iniciativa que vem sendo definida e incluirá demais pastas, leva em consideração questões de acolhimento, acompanhamento, segurança e geração de renda. Segundo o Observatório Brasileiro de Políticas Públicas da UFMG, são quase 86 mil moradores em situação de rua no estado, sendo 52 mil na capital.
Pela APAS, também participaram da reunião os executivos de Relações Institucionais, Rodrigo Marinheiro, e de Operações de Loja, Marcelo Domingos, e a Especialista em Responsabilidade Social e Ambiental, Kelly do Carmo. Pela Secretaria de Desenvolvimento Social, acompanhando Sabará, estavam os assessores Francisco Figueiredo e Cristina Prado.