Em junho, houve crescimento de 8,23%, em comparação ao mesmo período do ano passado
As vendas do setor supermercadista continuaram em expansão em junho. O Índice Nacional de Vendas, divulgado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), aponta crescimento de 8,23% nas vendas do mês de junho, quando comparado com o mesmo período do ano passado. De acordo com a Abras, a elevação das vendas nos seis primeiros meses foi expandida devido ao desempenho do setor supermercadista e à recuperação dos preços. No primeiro semestre de 2006, o índice de preços da Abras (AbrasMercado) apontou deflação de 4,09%. Já no mesmo período desse ano, acumula alta de 6,06%.
No acumulado de janeiro a junho de 2007, o volume de vendas teve um avanço de 7,04%. A tendência de aumento no volume vendido se manteve: 3,2% para o mercado de auto-serviço, conforme o estudo.
O bom desempenho do setor supermercadista fez a Abras rever sua expectativa de vendas de 2007 para um crescimento de 6,5%. No início do ano, a previsão era de um aumento entre 3,5% e 4% no faturamento.
As maiores altas foram registradas nos seguintes produtos: leite longa vida, 16,76%; queijo muçarela, 11,38%; e queijo prato, 10,92%. O forte aumento nos preços do leite e seus derivados podem ser explicados pela diminuição na produção do leite no mercado interno e pelo aumento das exportações para países que tiveram quebra de produção. As maiores quedas foram: açúcar (-6,38%), tomate (-4,56%), e batata (-3,90%).