A Abmapro – Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização lançou neste mês a Certificação Abmapro, desenvolvida pelo grupo técnico da entidade, com a participação de profissionais de empresas do varejo, da indústria e de auditoria. O selo é baseado nas principais normas nacionais e internacionais de auditoria de processos de fabricação desse tipo de produto. Antes, cada varejista fazia a auditoria junto aos seus fornecedores, levando em conta critérios próprios.
De acordo com a presidente da associação, Neide Montesano, a certificação terá validade de três anos e monitoramento anual. “Ganha a varejista, que pode contratar o fornecedor seguro da qualidade de seus processos, bem como o consumidor final, que levará para casa uma marca que está dentro de rigorosos padrões de qualidade”, completa.
Um estudo da Nielsen encomendado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) constatou que as marcas próprias representam 7% do total de venda no Brasil. O número é aquém do registrado em países europeus, onde chega a representar 54% na Suíça e 43% no Reino Unido.
Segundo pesquisa do Núcleo de Estudos de Varejo da ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing, o preço não é mais o único fator importante na concorrência com outras marcas. Qualidade, embalagem e disponibilidade no ponto-de-venda também já chamam a atenção de quem compra.