A Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), órgão da Secretaria Estadual de Saúde, divulga as atividades de combate ao mosquito Aedes Aegypti, a fim diminuir a incidência de dengue, chikungunya e zika. APAS pede a participação dos associados Semana Estadual de Mobilização contra o mosquito, realizada até 08 de abril.
Recomendações:
– Realização da vistoria nos prédios da instituição de acordo com orientação da SUCEN (Guia Básico de Dengue e Check-list para inspeção e vistoria, disponível no site institucional);
– Articulação com as Regionais da Superintendência de Controle de Endemias – SUCEN, com o intuito de buscar orientação sobre descartes adequados e eliminação de eventuais criadouros de mosquito;
– Divulgar orientação sobre os sintomas das doenças e para a procura da Unidade Básica de Saúde em caso de suspeita. O Dia D de eliminação do Aedes Aegypti será realizado no dia 07 de abril, data em que se comemora o Dia Mundial da Saúde, instituído pela Organização Mundial de Saúde – OMS desde 1948, cuja finalidade é conscientizar a população sobre as principais questões de saúde.
Os índices de infestação do mosquito e o número de casos de dengue, chikungunya e zika apresentados pela Sucen apontam para a necessidade de renovar e intensificar as ações e propostas de trabalho, de modo a envolver todos os funcionários e o público externo das instituições.
Para pedir os materiais de apoio à campanha, favor enviar e-mail para sucen-educa@sucen.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 3311-1109. Tratar com Regina.