O GVcev – Centro de Excelência em Varejo da FGV – Fundação Getúlio Vargas promoveu hoje (4 de dezembro), na sede da FGV, em São Paulo, o seminário “Supermercados: Desafios e Perspectivas”. Sob a coordenação dos professores Juracy Parente e Sílvio Laban Neto, o curso reuniu cerca de 80 profissionais do setor e abordou as perspectivas e tendências de consumo no Brasil e no mundo, bem como os desafios no varejo supermercadista.
O vice-presidente da APAS, João Carlos Galassi, foi um dos palestrantes, que falou sobre os desafios do capital humano. Para ele, as redes de varejo devem criar meios de medir as competências dos funcionários a fim de saber se estes as incorporaram no ambiente de trabalho. “O grande desafio hoje é detectar, atrair e reter os funcionários que possuam as competências necessárias para executar um trabalho de alta performance”, afirma. Nesse sentido, a Escola APAS desenvolveu um seminário sobre gestão de competências para os empresários, diretores e dirigentes de Recursos Humanos e, a partir de 2009, será desenvolvido um programa específico de treinamento para que os gestores possam implementá-la em suas lojas. O tema – “Pessoas para pessoas” -, inclusive, será tratado no 25º Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados (APAS 2009), no próximo mês de maio. Segundo Galassi, a Escola APAS fechará este ano com 10 mil colaboradores treinados de supermercados de todo o Estado de São Paulo.
O presidente da Abras – Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda; Sylvia Leão, diretora de operações da unidade de negócios Pão de Açúcar; Fátima Merlin, gerente de atendimento da LatinPanel; e o professor Paulo Henrique Sandroni, da FGV-EAESP, foram os outros palestrantes, que falaram sobre as perspectivas do setor; multiformatos e oportunidades; Centrais de Negócios, entre outros assuntos.