No dia 30 de outubro, a cidade de Mogi das Cruzes foi palco do “Seminário de FLV – Minimamente Processados (IV GAMA) do Estado de São Paulo”, que, organizado pela Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo (APHORTESP), contou com o apoio de diversas entidades, incluindo a Associação Paulista de Supermercados (APAS) e a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS). O encontro teve por objetivo fomentar a discussão na cadeia produtiva de FLV (minimamente processados), a partir da explanação sobre vários temas.
Um dos assuntos esteve relacionado à isenção do ICMS junto ao Conselho Nacional de Política Fazendaria (Confaz), cujo tema foi abordado pelo palestrante Junji Abe, deputado que apoia a APHORTESP na luta por esta causa. O Seminário ainda abordou uma apresentação sobre o cenário do setor (Estados Unidos, Europa e Brasil, com destaque para o Estado de São Paulo); os pré-requisitos para o início das atividades; a legislação sanitária utilizada no segmento; rastreabilidade; ferramentas da qualidade e monitoramento; além de esclarecimentos acerca de maquinários, produtos e/ou processos para higienização dos vegetais, embalagens e análises.
Para visualizar as fotos do evento, acesse o link http://aphortesp.com.br/seminario-flv-fotos.html.)
Sobre a APHORTESP
Criada em 2004, a Associação dos Produtores e Distribuidores de Hortifrúti do Estado de São Paulo esteve sediada no município de Biritiba Mirim. Hoje, em Mogi das Cruzes, a APHORTESP é composta por 11 associados – que se encontram nas Regiões do Alto Tietê e de Ibiúna, no Estado de São Paulo. Em 2010, a Associação expandiu as fronteiras estaduais, a partir da adesão de associados na região de Bom Repouso, em Minas Gerais.
Legenda da foto acima: Márcio Milan, vice-presidente da ABRAS e membro do Conselho Consultivo da APAS