O segmento atacadista distribuidor apresentou faturamento de R$ 120,8 bilhões em 2008 – um crescimento real de 8,5% e nominal de 14,2% em comparação com o ano anterior. Os dados constam no Ranking ABAD/Nielsen 2009, pesquisa anual realizada com 364 empresas do segmento em todo o País.
O faturamento significa 53,4% do mercado de consumo do varejo alimentar, que somou R$ 226 bilhões em 2008, contra uma participação de 53,3% em 2007. Para 2009, a previsão é de crescimento de 3% a 4% acima do PIB brasileiro.
Para o presidente da ABAD – Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores, Carlos Eduardo Severini, o resultado solidifica a trajetória de crescimento da atividade atacadista distribuidora. “Além disso, reflete o trabalho realizado com as duas pontas da cadeia de abastecimento, a indústria e o varejo, no sentido de adequar o sortimento às necessidades dos consumidores, levando produtos das grandes regiões industriais para pequenos municípios no interior, especialmente para o pequeno e médio varejo, que atende às classes C, D e E, contribuindo assim para movimentar a economia do país”, completa.
Segundo a Nielsen, 95% dos supermercados pequenos (de um a quatro checkouts) e 40% dos supermercados médios (de cinco a 19 checkouts) são abastecidos por empresas atacadistas distribuidoras.
