O Dia Nacional do Supermercado (12 de novembro) marca a data de criação da lei que regulamentou a atividade supermercadista no Brasil, em 1968. E, pelo que indicam os números, o setor tem mesmo o que comemorar. Segundo a Abras – Associação Brasileira de Supermercados, as vendas nos supermercados apresentam um crescimento de 10,76% no acumulado de janeiro a setembro. Somente em setembro, o aumento foi de 6% em relação ao mesmo mês de 2008. Este bom momento na retomada dos negócios é mais um dos motivos para o setor festejar o dia do supermercadista.
Para Gilson Cantuário, gestor de Trade Marketing da Rede Biz, com sede em Uberlândia (MG) e atuação em 15 cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e sul de Goiás, os números representam a potencialidade do mercado e a importância dessas lojas no desenvolvimento econômico e social das cidades. “Dificuldades existem em todos os setores, principalmente onde as barreiras de entrada e saída não são tão altas, o que facilita a concorrência, tornando o campo de competição mais acirrado, como no caso do setor supermercadista. Mesmo assim, o verdadeiro empreendedor consegue se destacar e garantir a atuação no mercado em grande estilo”, afirmou.
Emprego e renda
Para Cantuário, os supermercados participam diretamente da geração de emprego e renda de cada município, ocupando um importante papel na cadeia de abastecimento. Apenas as lojas da Rede Biz geram em média 1,2 mil empregos, sendo 850 diretos e aproximadamente 350 indiretos.
