O Estado de São Paulo deu um importante passo rumo à sustentabilidade. Setor supermercadista, poder público e sociedade, em comum acordo, disseram não ao descarte de sacolas e iniciaram uma fase de maior consciência ambiental. 4 de abril de 2012 entra para a história como o primeiro dia sem sacolas descartáveis nos supermercados paulistas.
“Esse é um movimento do consumidor consciente. Ele é o grande responsável pelo sucesso da campanha”, ressalta o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
A partir de agora, quem vai aos supermercados participa de um grande movimento contra o descarte. Para o transporte de mercadorias são incentivadas alternativas sustentáveis como sacolas reutilizáveis, caixas de papelão, carrinhos de feira, etc. “Exatamente da mesma forma que fazíamos há 15 anos. Infelizmente, as sacolinhas hoje são utilizadas irracionalmente. É mais do que o momento de repensarmos nossas atitudes”, afirma o diretor de Sustentabilidade da APAS João Sanzovo.
Próximas ações
Para continuar estimulando a mudança de hábito em torno do consumo consciente, a APAS anunciou nesta terça-feira (3 de abril) algumas ações estratégicas. O objetivo é criar uma maior consciência ambiental nos brasileiros e estimular o uso de sacolas reutilizáveis nos supermercados. Confira:
Sacolas reutilizáveis “vai e vem” – Quando o consumidor esquecer de levar sua sacola ao supermercado terá a opção de adquirir e depois que devolver a sacola reutilizável receber o dinheiro de volta. Essa ideia surgiu na Câmara Técnica do Procon e a APAS entende como uma valiosa contribuição possível de ser praticada por todos os supermercados do Estado de São Paulo. Segundo o presidente da APAS João Galassi, assim que a Câmara Técnica concluir o formato da operação, a entidade irá instruir seus associados para a implantação do projeto.
ICMS – A APAS reiterou o pedido ao governo de São Paulo de redução de ICMS para as sacolas reutilizáveis por um período e solicitou a inclusão deste benefício para os sacos de lixo produzidos com material reciclado.
Sacolas reutilizáveis de R$ 0,59 – A entidade também está encabeçando uma força-tarefa para baratear os preços das sacolas reutilizáveis. Por isso reunirá os fornecedores de sacolas reutilizáveis na próxima semana para discutir a produção a fim de viabilizar o produto por menos de R$ 0,59, conforme sugerido pelo TAC.
Ações na Páscoa e Dia das Mães – A APAS recomenda aos associados que aproveitem a Páscoa, na próxima semana, e Dia das Mães, em maio, para realizarem ações promocionais que envolvam sacolas reutilizáveis.
Caixas de papelão – Apesar de não haver mais obrigatoriedade de fornecimento de alternativa gratuita, a APAS recomenda a seus associados continuar a distribuição gratuita de caixas de papelão, lembrando de orientar aos consumidores que essas caixas podem ser reaproveitadas em casa para acondicionar o lixo seco destinado à reciclagem.
Sacolas reutilizáveis no Dia do Consumidor – A distribuição gratuita de sacolas reutilizáveis realizada em 15 de março, Dia do Consumidor, que totalizou 5,2 milhões de unidades no Estado de São Paulo, será repetida na mesma data em 2013.
Serviço 0800 – A APAS criou um canal direto com os consumidores que poderão tirar suas dúvidas até o dia 2 de maio. O serviço funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h, por meio do número 0800-580 5000.
