Para o presidente da APAS, João Sanzovo Neto, o setor de supermercados deverá crescer cerca de 10% em 2010, retornando ao bom nível de 2008. Isto deve-se à ascensão das classes DE para a classe C, formando a nova classe média brasileira, que passou a consumir produtos de maior valor agregado. “A continuidade de políticas que proporcionem o aumento da renda será fator decisivo para um bom resultado do setor em 2010”, ressalta Sanzovo.
Sanzovo lembra que, há um ano, o consumidor retardou a aquisição de bens duráveis, mas, em compensação, passou a se alimentar melhor, adquirindo produtos que antes não consumia. “A compra de itens com maior valor agregado resultou em um movimento positivo de vendas nos supermercados”, completa.
Em 2009, houve um crescimento real de 6,5% no setor supermercadista, conforme a Associação Brasileira de Supermercados (Abras).
Em relação aos novos formatos de lojas que surgem no mercado, Sanzovo afirmou para jornalistas que “essa é uma estratégia das grandes redes, e o grande ganhador da concorrência é o consumidor”.
