O setor supermercadista paulista ocupa lugar de destaque na economia brasileira. De acordo com a pesquisa “Tendências do Consumidor”, apresentada na APAS 2012 – 28º Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, o Estado de São Paulo tem 19,9% das lojas e representa sozinho 30,5% do faturamento do País.
“A eficiência do setor paulista é referência em todo o Brasil. Os dados confirmam um histórico de crescimento”, disse o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Em 2012, o setor manteve o faturamento bruto nominal (de 30,4% em 2011 para 30,5% em 2012). O faturamento do setor no Estado de São Paulo foi de R$ 68,4 bilhões. Já o número de lojas cresceu de 19,5% para 19,9%. Veja a íntegra da pesquisa aqui.
Referência em sustentabilidade
Os consumidores paulistas substituíram as sacolas descartáveis por opções reutilizáveis nas lojas. Em 4 de abril, os supermercados deixaram de descartar as sacolinhas atendendo a um acordo firmado entre o Ministério Público Estadual, o Procon-SP e a APAS. “Assumimos a responsabilidade e adotamos um movimento que é do próprio consumidor. Em poucos meses já comemoramos a redução de 90% do descarte das sacolas em relação a igual período do ano passado”, afirmou Galassi.
