Em atendimento à demanda de seus associados, o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), João Galassi, conversou com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras) e com a Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD) a fim de discutir os impactos do PIS/Cofins para a carne bovina. Nesse sentido, a Abras solicitou audiência com o ministro da Fazenda, Guido Mantega, com o objetivo de reivindicar a isenção para toda a cadeia, e não somente para os frigoríficos – medida implantada desde o final de 2009.
De acordo com o presidente da Abras Sussumu Honda, também diretor de Apoio e Relacionamento com o Associado da APAS, além de beneficiar toda a cadeia, a medida dá maior competitividade aos pequenos frigoríficos. “Nosso setor foi prejudicado porque não ocorreu redução dos preços da carne ao consumidor. Hoje o varejo recolhe 6% do imposto, mas quem paga é o consumidor. A isenção tem que ser para toda a cadeia”, afirmou.
Para Sussumu, a ação também se justifica pelo fato de a carne ser um produto básico, incluído na cesta básica dos brasileiros. Em entrevista ao Portal APAS, ele destacou a importância do segmento: “O setor supermercadista é responsável por 50% da distribuição da carne ao País”.
