O setor supermercadista brasileiro projeta um crescimento de 8,8% nas vendas de produtos ligados à Páscoa, considerada a segunda melhor data para o segmento, perdendo apenas para o Natal. De acordo com pesquisa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), 51% dos supermercadistas acreditam que as vendas de Páscoa deste ano serão maiores que as de 2009. Para 37%, as vendas ficarão no mesmo patamar e apenas 12% acreditam em queda nas vendas, sempre na comparação com o ano anterior.
Para o presidente da entidade, Sussumu Honda, o setor está otimista, com destaque para os pescados, cujas encomendas junto aos fornecedores cresceram acima de 10%. Todos os produtos pesquisados tiveram aumento de encomenda junto aos fornecedores, como peixes em geral (10,7%), ovos de Páscoa (8,2%), bombons e chocolates (6,4%), bacalhau (5,8%), azeites (5,3%), vinhos importados (4,9%), vinhos nacionais (4%) e colomba pascal (2,7%).
Em relação a preços, o levantamento aponta que houve um aumento, em média, de 5,2% nos preços dos itens de Páscoa, em relação ao ano passado. Já o aumento nos preços pagos pelos supermercadistas junto aos fornecedores foi de 6,8% – ambos os percentuais abaixo daqueles verificados no ano passado, que foram, respectivamente, de 6,8% e 10,6%.
