O Índice de Preços dos Supermercados (IPS/APAS), calculado pela APAS/FIPE apresentou em fevereiro queda de 1,11% na comparação mensal. Houve expressiva desaceleração com relação a janeiro, quando o índice variou positivamente em 0,43%. Em 12 meses, o índice registra alta de 4,92%, muito inferior a resultado apontado em fevereiro de 2011 (6,29%). No acumulado do ano foi registrado queda de 0,69%.
“A evolução nos dois primeiros meses do ano é favorável e deve auxiliar no processo de evolução mais moderada dos preços ao longo de 2012, principalmente, nas categorias de carnes, cereais e leite”, analisa o diretor de Economia da APAS Martinho Paiva Moreira.
De acordo com o diretor, essa desaceleração reflete uma pontualidade e não uma tendência para os próximos meses. “A maior disponibilidade de produtos no mercado interno associado à valorização do real ao longo do tempo impacta os preços de diversos produtos. Vale ressaltar que em fevereiro, mesmo diante do período do carnaval em que os preços sofrem pressões de alta, o comportamento do nível geral de preços foi satisfatório corroborando com a expressiva queda de preços verificada neste mês”, explica.
Variação
Os preços dos produtos hortifrutigranjeiros (produtos in natura) apresentaram queda de 4,19%, com destaque para queda nos preços de frutas (3,01%), tubérculos (4,18%) e legumes (11,75%). Já o valor dos semielaborados (carnes, cereais e leite) apontaram retração de 2,30%.
A proporção do número de variações negativas de preços em fevereiro foi de 55%, superior à média, que é de 44,59%. Este é o segundo maior nível de variações negativas ao longo dos últimos 24 meses. Em fevereiro de 2010 o percentual foi de 46% e em fevereiro de 2011 foi de 41%.
Para Moreira, o menor valor dos produtos nas lojas é resultado do alto poder de negociação do setor junto aos fornecedores. “Isso auxilia a manutenção dos preços em patamares inferiores aos verificados em outros setores da atividade econômica”, conclui.
Confira aqui a íntegra do IPS deste mês de fevereiro.
