A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) registrou o maior nível de otimismo desde janeiro de 2012: 42%, um aumento de seis pontos percentuais em relação a agosto. “A proximidade com as festas de fim de ano impacta diretamente no aumento do otimismo do setor supermercadista. Aliado a isso, as medidas macroeconômicas do Governo Federal vem atuando no estímulo da economia. A expectativa é que para os próximos meses, dada a continuidade desse ambiente, os níveis de confiança mantenham-se em patamar elevado”, garante o diretor de Economia e Pesquisa da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
Neste mês, o otimismo em relação ao futuro também chamou a atenção, com aumento de 12 pontos percentuais (de 40% para 52%). “Esse é o maior nível de otimismo em relação ao futuro de toda a série histórica”, comemora Moreira. Outro destaque é a queda do pessimismo quanto à expectativa futura, de 18% em agosto para 10% em setembro.
Na pesquisa, 42% dos entrevistados apontaram otimismo com relação ao ambiente econômico atual e futuro, enquanto 17% mostraram-se pessimistas, e 41% mantiveram-se neutros. Com relação ao momento atual, o otimismo atingiu 30,6%, enquanto o pessimismo foi verificado em 24,3% dos respondentes e 45,1% mostraram-se neutros. No que diz respeito à expectativa em relação ao futuro, 52,5% apontaram otimismo, enquanto 10% mostraram-se pessimistas e 37,5%, neutros.
O aumento na confiança no mês de setembro está diretamente relacionado ao maior otimismo em relação à expectativa futura das vendas (73% de otimismo), aumento nas contratações (50% de otimismo), expectativa de redução futura dos juros (70% de otimismo) e otimismo com relação à inflação futura (40%).
