Trinta e cinco por cento dos supermercadistas estão otimistas com relação ao ambiente atual e futuro da economia brasileira. A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) de junho registrou estabilidade em relação ao mês de maio, porém, alguns indicadores importantes, como vendas, juros e inflação, apresentaram ainda mais otimismo.
“Essas são variáveis que impactam de maneira direta a confiança do setor. Mesmo diante de um cenário incerto, principalmente no que diz respeito ao ambiente econômico e financeiro global, a confiança do setor supermercadista se manteve estável”, afirma o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira.
De acordo com a pesquisa, 27% dos supermercadistas estão pessimistas e 38% mantiveram-se neutros. “A confiança dos investidores e dos empresários brasileiros tem sido impactada pela conjuntura macroeconômica atual. Isso gera incertezas e transfere a decisão de investimentos para um momento posterior”, explica Moreira.
Quando comparada a percepção atual com a expectativa futura, há expressiva diferença a favor do futuro. No que diz respeito à percepção atual, o otimismo atinge 29% dos entrevistados, enquanto a expectativa futura atinge percentual de 41,3%. O pessimismo também é menor quando o futuro é comparado com o presente, com 21,9% e 32,2%, respectivamente.
“Neste primeiro semestre o otimismo do setor esteve relacionado ao cenário econômico vigente. Quaisquer movimentos positivos ou negativos nas variáveis econômicas afetarão a confiança dos empresários supermercadistas ao longo de 2012”, conclui Moreira.
