A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) apontou em junho que 16,7% dos empresários do setor estão otimistas em relação ao ambiente econômico atual e futuro. O percentual é superior ao de junho de 2015 (12,3% de otimistas) e superior ao de janeiro de 2016 (5,0% de otimistas). O total de pessimistas atingiu 45,2%.
Conforme explicou o gerente de Economia e Pesquisa da APAS, Rodrigo Mariano, os resultados demonstram melhora dos indicadores desde o início do ano, mas se mantêm praticamente estáveis em relação ao mês anterior.
Rodrigo enfatizou que, apesar dos números positivos, o indicador continua registrando um cenário de confiança em níveis baixos, que reflete o momento econômico e político atual no Brasil. “Por mais um mês, o destaque foi o aumento do otimismo em relação à expectativa futura, muito acima da elevação da percepção atual, ou seja, há uma maior esperança por parte dos empresários em relação ao futuro”, diz.
Em junho, a expectativa futura atingiu um otimismo de 22,4%, enquanto a perspectiva atual é otimista para 11,1% dos empresários. “De modo geral, este é o primeiro passo, e talvez o mais importante, para o restabelecimento da confiança na economia. Isso porque a esperança tende a aumentar antes que a confiança se eleve, e é este sentimento define a retomada dos investimentos”, comenta.
Em junho o percentual de pessimistas em relação ao ambiente econômico atual atingiu 55,7% e, em relação ao ambiente econômico futuro, foi de 34,7%. Deste modo, é possível novamente verificar que o pessimismo em relação ao futuro se reduziu de maneira expressiva, atingindo percentuais próximos ao registrados em 2012 e 2013.
O economista ressaltou que a junção de desemprego, queda da renda, inflação elevada e persistente, resultados de um quadro recessivo da economia brasileira, tem gerado um ambiente desfavorável para a economia e para os negócios. Aliado a isto, o cenário político conturbado com reflexos na economia tem paralisado as expectativas de investimento mais robusto, diante da imprevisibilidade em relação à retomada do crescimento econômico.
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.
Junho de 2016
Sobre a APAS – A Associação Paulista de Supermercados representa o setor supermercadista no Estado de São Paulo e busca integrar toda a cadeia de abastecimento. A entidade tem 1.328 associados, que somam mais de 2.830 lojas.
Gestão de relações com a mídia APAS – Associação Paulista dos Supermercados
Approach Comunicação Integrada – 11 3846–5787
Helyda Gomes – helyda.gomes@approach.com.br – ramal 23
Daniela Bertoldo – daniela.bertoldo@approach.com.br – ramal 18