A história do Sindicato do Comércio Atacadista do Distrito Federal (Sindiatacadista) confunde-se com o desenvolvimento do setor em Brasília. São 10 anos de lutas e articulações políticas para garantir boas condições de trabalho e equidade fiscal para os atacadistas locais.
O setor é responsável pelo abastecimento dos estabelecimentos comerciais espalhados pelos 5,5 mil municípios brasileiros. Somente no Distrito Federal, são mais de 150 mil pontos de venda que, sozinha, a indústria não teria capacidade de suprir. Atualmente, 85% de tudo que é comercializado no varejo brasiliense passa pelo atacado distribuidor.
Segundo dados do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), o setor atacadista responde pela terceira maior arrecadação de ICMS do DF e emprega mais de 25 mil trabalhadores de diversas classes sociais. “Em dez anos, a arrecadação subiu 400%, passando de R$ 168,5 milhões para R$ 823 milhões”, informou o presidente do Sindiatacadista/DF, Fábio de Carvalho.
História
O Sindiatacadista/DF foi criado em 2001 e representa 24 segmentos da economia em Brasília, entre os quais estão o comércio atacadista de gêneros alimentícios, autopeças e medicamentos. Ao todo, já são mais de 1.200 empresas atacadistas instaladas no Distrito Federal.
Ao longo desses 10 anos, o Sindiatacadista realizou importantes conquistas, como a organização da Convenção Anual do Atacadista Distribuidor e Sweet Brazil International (ABAD) em 2003 na capital federal; a realização em 2008 do I Encontro Brasiliense de Vendas (Brasvendas) – um dos maiores eventos voltados para o setor – e a revogação da substituição tributária para bebidas quentes, em 2010.
