De acordo com levantamento feito pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) com seus associados, a divulgação feita com maior intensidade desde o início do ano reverteu em conscientização dos consumidores e a maior parte aceitou a campanha de substituição das sacolas descartáveis: somente 2,6% dos que fizeram suas compras optaram pelas sacolas biocompostáveis.
“Só no primeiro dia da ação deixamos de descartar quase 19 milhões de sacolas no meio ambiente”, ressalta o presidente da APAS João Galassi. Por ano, a distribuição de sacolas descartáveis pelos supermercados paulistas somava próximo de 7 bilhões.
Grande parte da população já vai às compras com sacolas reutilizáveis ou recorrem a outros meios mais sustentáveis para levar as mercadorias para casa, desde que a campanha começou a se tornar efetivamente pública e, ao que parece, a conscientização já está dando resultado.
No dia 25 de janeiro, que representou o começo da ação por todos os supermercados que aderiram ao acordo da APAS com o Governo do Estado, poucos foram os consumidores que questionaram a mudança.
Segundo o presidente João Galassi, além do benefício ambiental da ação, as despesas com sacolinhas vão sair das planilhas de custo dos supermercados e isso será repassado para a população em forma de promoção e ofertas. “Seja em preço, em ações de sustentabilidade ou serviços, esse repasse vai ser feito e a população vai sair ganhando”, finalizou.
