As grandes redes de supermercados estão oferecendo emprego por atacado. As ampliações planejadas pelas empresas para 2010, com a abertura de novas unidades, causaram um desequilíbrio entre a oferta de vagas e a quantidade de profissionais interessados nelas, a ponto de Curitiba ter visto dois mutirões de contratação nas últimas semanas. Além disso, a rotatividade das vagas no comércio – a segunda maior entre os setores da economia, segundo o Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados (Caged) – torna mais difícil a manutenção do quadro de funcionários.
Em um mutirão realizado pela Agência do Trabalhador de Curitiba no fim de agosto foram ofertadas 1,5 mil vagas em redes como Walmart, Condor, Carrefour, Pão de Açúcar, Angeloni e Super Muffato. Duas semanas depois, um novo mutirão, com 600 oportunidades, foi organizado para preencher as vagas remanescentes e as que foram abertas naquele período.
Dados do Caged apontam que, no primeiro semestre, a criação de vagas para operador de caixa, repositor de mercadorias e faxineiro – as maiores demandas de função para os supermercados – registraram aumento em relação ao mesmo período de 2009. Os salários também avançaram, em média, 12% em relação ao ano passado.
Fonte: Gazeta do Povo
