A rede de supermercados Sonda preparou um informativo para conscientizar seus colaboradores sobre o desperdício de sacolas nas lojas. Além de falar sobre os malefícios causados pelo descarte incorreto das embalagens, a rede pede a colaboração dos funcionários para incentivar a população a utilizar meios sustentáveis no transporte de mercadorias.
“Os nossos colaboradores receberam muito bem as informações. Eles entenderam a importância da mudança de comportamento e são nossos parceiros na campanha”, afirma Roberto Longo Pinho Moreno, diretor de Relações Institucionais do Sonda, também diretor de Assuntos Jurídicos e Financeiros da Associação Paulista de Supermercados (APAS). O informativo foi enviado por e-mail ao quadro de colaboradores da empresa e fixado nos murais internos das lojas.
Os novos funcionários receberam uma atenção especial ao tema. Os jovens do programa de trainee da rede foram orientados pelo diretor Roberto Longo em um bate-papo e tiveram a oportunidade de tirar todas as dúvidas sobre o tema. “Conscientizar nossos colaboradores é o primeiro passo. Assim, eles poderão ajudar os consumidores a entender a importância da atitude”, explicou Longo.
Acompanhando a campanha da APAS, todas as lojas da rede Sonda disponibilizam aos consumidores opções sustentáveis para evitar o uso de sacolas descartáveis, como ecobags, carrinhos e caixas ecológicas.
O Sonda é uma das maiores redes de supermercados do Estado de São Paulo, com 24 lojas e cinco mil colaboradores. Mais de três milhões de clientes da rede serão impactados mensalmente sobre a medida sustentável de utilização de sacolas reutilizáveis.
Informação nas lojas
A APAS incentiva seus associados a promoverem campanhas internas de conscientização nos supermercados para o uso de ecobags. “Incentivar quem dá o exemplo. Muitos supermercados já realizaram ações de estímulo à substituição das sacolas, e os resultados foram positivos”, afirma o presidente da APAS João Galassi.
Em breve, a APAS encaminhará aos seus associados um documentário educativo sobre os prejuízos do uso e descarte irracional de embalagens, além de novos materiais publicitários incentivando o uso de ecobags. “Não podemos perder o foco. O Brasil passa por um momento importante, e as mudanças de hábito não são fáceis. Vamos continuar a conscientizar e incentivar o uso de sacolas reutilizáveis”, afirma Galassi.

