Aumentar as vendas em 16%, faturar R$ 2,1 bilhões e ultrapassar a produtividade de R$ 23 mil por metro quadrado de loja enquanto a concorrência possui médias como R$ 12,8 mil e R$ 19,2 mil. Essas são algumas das metas da rede de supermercados Sonda para 2011. E, para realizá-las, a empresa aposta em algumas frentes de trabalho.
Segundo José Barral, presidente do grupo, a receita do crescimento para este ano está na maior parceria com fornecedores, com mais ações de degustação, por exemplo; na diminuição da falta de produtos nos pontos de venda, com o aumento da capacidade de recepção de mercadorias do centro de distribuição da rede, em São Bernardo do Campo; no aumento dos recursos aplicados em marketing (de 0,5% para 1% da receita), com destaque para campanhas na mídia de massa, e em tecnologia, com a implantação do sistema SAP, que consumiu R$ 12 milhões e cujo processo deve estar concluído em um ano.
O grupo pretende apostar ainda nos postos de combustível, que passarão de uma para quatro unidades após investimentos da ordem de R$ 40 milhões. Outra medida é reservar a bandeira Cobal, com três lojas na Grande São Paulo, para consumidores de baixa renda. “Mas não faremos dela um atacarejo”, diz Barral.
Em relação às novas lojas, a previsão para este ano é que sejam abertos apenas dois pontos de venda, em Votorantim e em Santo André, o que contraria a ideia de que são necessárias mais unidades para expandir o faturamento. “É possível crescer na mesma base”, defende Barral, afirmando que as grandes redes não conseguem tanta eficiência justamente porque têm uma estrutura muito grande por trás das gôndolas. Atualmente o Sonda possui 24 lojas, todas no Estado de São Paulo.
Outros investimentos
A empresa iniciou um programa de fidelidade que dá descontos para clientes que possuam o cartão Sonda – hoje são 40 mil unidades – e investirá na divulgação do delivery, que responde por 1% das vendas. “Nossa meta é que o serviço represente 5% até o fim de 2012”, diz Barral.
O grupo também mantém a Sonda Participações – que gera o banco de imóveis do grupo e sua participação nos shoppings Anália Franco e Boavista –, duas fazendas no Rio de Janeiro e a DIS Esportes e Eventos, que hoje tem os passes de jogadores como Neymar, Ganso e Dentinho.
Profissionalização
José Barral estruturou um novo organograma na rede Sonda, com a criação de diretorias de marketing, obras e expansão, jurídico, relações institucionais, administração e finanças, operações, comercial e gestão comercial, mas garante que as novas áreas e o deslocamento dos proprietários, os irmãos Delcir e Idi Sonda, das funções executivas para o conselho da empresa, não são sinais de uma possível venda da rede, fundada em 1974. “Nós não somos a noiva, mas o noivo; estamos abertos a fazer propostas”, diz ele, sobre a possibilidade de aquisições.
Fonte: Valor Econômico
