A campanha de substituição das sacolas descartáveis por reutilizáveis ganha força em todo o Brasil. A rede de lojas do Super Muffato, no Paraná, realizou neste Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) a campanha “Um dia sem Elas”. Na ação, os clientes deixam de descartar as sacolinhas e levam suas compras em embalagens reutilizáveis ou caixas de papelão.
“Estamos fazendo a nossa parte, e acreditamos que se todos se conscientizarem, garantiremos um futuro melhor”, afirma o diretor do Grupo Everton Muffato. Conforme os organizadores, cerca de 620 mil sacolinhas descartáveis deixaram de ser jogadas no meio ambiente somente em um dia.
Esta já é a quinta edição da campanha na rede. “As pessoas fazem questão de colaborar com o meio ambiente. A cada ano mais pessoas participam”, afirma. O objetivo da rede é conscientizar os consumidores sobre a preservação do meio ambiente e diminuir os impactos ambientais gerados pelo descarte incorreto de sacolas.
A rede Super Muffato conta com 33 lojas, localizadas em 13 cidades do Paraná e uma em São Paulo. Também possui duas lojas no formato atacado, em Foz do Iguaçu e Presidente Prudente (interior paulista).
Conscientização
Para sensibilizar os consumidores, diversos cartazes foram expostos nas lojas da rede Super Muffato, incentivando o uso das sacolas reutilizáveis. No Estado de São Paulo, com a assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Ministério Público Estadual, o Procon-SP e a APAS, os supermercados substituíram as sacolinhas e conscientizaram seus consumidores para a utilização de meios sustentáveis nas compras. O resultado é positivo: 90% das lojas aderiram e reduziram em 90% o número de sacolas descartadas no meio ambiente.
“Ações em todo o Brasil refletem uma tendência mundial de adoção de práticas ecologicamente conscientes. O setor está mobilizado para essa mudança de comportamento. Os consumidores também estão se conscientizando para o hábito”, ressalta o presidente da entidade João Galassi.
