Supermercadistas e consumidores aprovam a Campanha de Olho na Validade, lançada em 1º de outubro pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) e pelo Procon-SP. É o que aponta uma recente pesquisa realizada pela APAS com seus associados para verificar o desempenho e a percepção dos lojistas para a iniciativa: 82% dos supermercados já aderiram à Campanha e 93% estão satisfeitos ou muito satisfeitos com a ação. De forma inédita, a Campanha oferece ao consumidor que encontrar um produto vencido nas gôndolas, um item igual gratuitamente, e no prazo regular.
E o mais importante: 90% dos lojistas constataram redução no número de produtos com validade vencida nas gôndolas, e 75% deles não relataram o problema operacional nas lojas. “A APAS buscou junto ao órgão de defesa do consumidor avançar em discussões que resultassem em ações favoráveis ao cliente final e que trouxessem melhorias na prestação de serviços”, ressalta o vice-presidente e diretor de Apoio ao Associado em Segurança Alimentar, Marcio Milan. “O resultado é muito positivo, 81% dos supermercados informaram que os consumidores ficaram satisfeitos ou muito satisfeitos após a disponibilização do produto gratuito”, contou o diretor.
Apenas 10% dos que não aderiram à campanha informaram que não tinham conhecimento desta ação, o que representa menos de 2% do total pesquisado. “Todos estão convidados a participar. Nosso primeiro objetivo foi alcançado, agora avançamos em mais conquistas”, afirmou Milan. Com o resultado da pesquisa, a APAS vai avaliar também novas oportunidades de desenvolvimento. As categorias de Perecíveis, Mercearia e Padaria, por exemplo, que obtiveram o maior número de constatações de produtos com prazo de validade vencidos no período indicado, receberão mais atenção dos lojistas.
A pesquisa, idealizada pela área Jurídica da APAS com a colaboração do Departamento de Economia e Pesquisa, foi realizada entre os dias 18 e 22 de novembro por meio de um questionário eletrônico. Os associados responderam a oito questões objetivas que avaliaram o desempenho e a percepção para a implantação da Campanha.
Campanha
Elaborada pela Câmara Técnica do Comércio Supermercadista – composta por integrantes da APAS e do Procon-SP –, a Campanha busca trazer benefícios à população na medida em que, além de trazer uma compensação imediata, incentiva uma atenção maior ao prazo de validade dos produtos.
Todos os associados da APAS podem participar. O regulamento e o cartaz oficial da campanha, que devem ser fixados nas lojas, estão disponíveis no Portal APAS. No endereço também está disponível a íntegra da pesquisa. Confira!
