Os supermercadistas e consumidores paulistas dão o exemplo de sustentabilidade. Juntos, substituíram as sacolas descartáveis por reutilizáveis nas lojas e deixaram de jogar no meio ambiente milhões de embalagens. E esta é apenas uma das medidas em prol de uma sociedade ecologicamente correta: gradualmente as lojas adotam práticas cada vez mais sustentáveis.
“Adotamos um movimento que é do consumidor. A sociedade cada vez mais entende a necessidade de mudanças no comportamento. A população paulista se conscientizou e é parceira dos supermercados nesta grande ação”, afirmou o presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS) João Galassi.
Além da substituição das sacolas descartáveis, o setor implanta outras medidas, como a utilização de materiais certificados redução do consumo de gás, sustentabilidade na construção de novas lojas, redução do consumo de água, otimização da iluminação natural, etc. Essas e outras dicas foram publicadas em um material inédito da Associação Paulista de Supermercados (APAS). O Guia da Loja Verde traz soluções inovadoras e economicamente viáveis para pequenos e médios supermercadistas implantarem projetos em suas lojas.
Para o diretor de Sustentabilidade da entidade, João Sanzovo, é importante o setor apontar caminhos para a sociedade colaborar com o meio ambiente. “Precisamos pensar no tripé da sustentabilidade, que une o meio ambiente, as causas sociais e a viabilidade econômica”, disse. Faça aqui o download da publicação.
Dia Mundial do Meio Ambiente
Nesta terça-feira (5 de junho) o mundo comemora ações em proteção ao meio ambiente e faz um alerta sobre a necessidade de novas práticas. A APAS aproveitou a data para agradecer o apoio da população das cidades de Jundiaí, Americana, Monte Mor, Bauru e Santos na campanha de substituição das sacolas.
A entidade publicou anúncios nos principais jornais das regiões e spots em rádios das cidades. Além disso, outdoors publicaram a mensagem de agradecimento à adesão da prática de levar ecobags, carrinhos de feira e caixas ecológicas para as compras.

Anúncio publicado em jornal de Jundiaí, cidade que há quase dois anos não distribui sacolas descartáveis nas lojas
