O setor supermercadista paulista está confiante no desenvolvimento econômico de suas atividades. É o que aponta a Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) deste mês. Mesmo com o incerto cenário global, os empresários brasileiros continuam apostando em crescimento e em curto prazo.
No mês de julho, 35% dos entrevistados apontaram otimismo com relação ao ambiente econômico atual e futuro, enquanto 28% mostraram-se pessimistas e 37% mantiveram-se neutros. Surpreendendo as expectativas, houve melhora na percepção atual do cenário: 33,2% estão confiantes no ambiente econômico atual, enquanto 27,7% mostraram-se pessimistas e 39,1% preferem aguardar os próximos meses. A expectativa futura é ainda mais otimista: 37,1%.
Para o diretor de Economia da Associação Paulista de Supermercados (APAS) Martinho Paiva Moreira, mesmo diante da manutenção no indicador de confiança dos supermercados, alguns indicadores importantes apresentaram maior otimismo tanto em relação ao momento atual quando a expectativa futura, como as vendas e a satisfação do Governo Estadual. “O desempenho das vendas, principalmente, é uma variável que determina a elevação da satisfação, o aumento do otimismo e a consequente alta da confiança do setor supermercadista”, explica o diretor.
