No segundo dia do programa de visitas técnicas, promovido pela Escola APAS esta semana, os supermercadistas participantes conheceram a unidade de Moema do Dia% – bandeira do grupo Carrefour e exemplo de uma ‘hard-discount’ no Brasil, onde as operações são enxutas e a prioridade é o preço baixo. O faturamento mensal chega a R$ 900 mil. “Temos somente 15 funcionários e trabalhamos com um mix em torno de 2,5 mil itens. Os produtos de marca própria representam cerca de 30% do nosso faturamento”, disse Carlos Renato Yotsuya, gerente de projetos da rede Dia%.
Em seguida, o grupo dirigiu-se à unidade Brooklin do Mambo, que opera mais cinco supermercados e um ‘atacarejo’ – o Giga, na zona norte. Lá, foram recebidos pelo gerente Juareis Lima Azevedo, que apresentou todas as seções da loja voltada para as classes A e B. O ponto de venda é visualmente atraente e moderno e o foco está no setor de perecíveis.
No mesmo bairro, a terceira visita do dia deu-se na Emex Nutrição Orientada, cujo conceito de saudabilidade – associado à vida saudável – permite vender soluções para os clientes, além de produtos. Este pode, por exemplo, ter o acompanhamento de um nutricionista, exercitar-se na academia, no piso superior da loja, e alimentar-se no restaurante vegetariano no mesmo local.
Por último, os supermercadistas conheceram a Galeria dos Pães, uma mistura de padaria, empório, lanchonete e restaurante que funciona 24 horas por dia no Jardim América, bairro nobre de SP. Quatro nutricionistas coordenam a linha de produção de pães, bolos, doces e salgados, e quase 400 funcionários se dividem em três turnos.
O encerramento do programa foi realizado na sede da APAS, na tarde do dia 28 de abril, pelo consultor de varejo Eugênio Foganholo, que também os acompanhou nas visitas às lojas.
Clique nas imagens abaixo para ampliá-las.