A rede Tesco, multinacional do segmento de supermercados do Reino Unido, vivia um dilema. De que forma tornar-se a empresa número um da Coréia do Sul mesmo tendo menos lojas do que sua principal concorrente? A estratégia encontrada pela empresa foi interessante e, ao mesmo tempo, demonstra aos pequenos empresários que eles devem agregar novas tecnologias aos seus produtos e serviços.
Após realizar pesquisas, a Tesco descobriu que os sul-coreanos eram o segundo povo no mundo que mais trabalhava e, assim, os executivos da rede concluíram que fazer compras no supermercado tomava um tempo que os clientes simplesmente não tinham. Diante de informações coletadas no mercado, a rede inovou: decidiu levar a loja até os consumidores.
A Tesco colocou em estações do metrô displays com imagens dos produtos que comercializa idênticas às prateleiras dos supermercados. Mais do que isso: o consumidor poderia fazer compras ali mesmo, enquanto esperava pelo trem.
Funcionava assim: o cliente passava a câmera do celular em um QR Code colocado em cima de cada produto. Ao ler esse código, o celular conectado na internet levava o cliente ao sistema de vendas online da empresa. O consumidor informava a quantidade que desejava de cada produto e indicava a forma de pagamento. Pronto! No fim do dia, a compra estava em sua residência.
O sucesso da empreitada, informa a multinacional, fez com que as vendas online da Tesco aumentassem 130% após a ação – a empresa tornou-se a primeira colocada no ranking de vendas online do segmento. Com isso, aproxima-se cada vez mais do objetivo inicial: tornar-se a maior rede da Coréia do Sul em termos de lojas físicas.
Veja aqui o vídeo e entenda como funcionou a ação.
Fonte: Agência Estado
